terça-feira, 27 de agosto de 2013

Voltando à forma após o parto

Dez entre dez mamães sonham em voltar a boa forma depois da gravidez. E quanto mais rápido isso acontecer, melhor. Mas é bom ir com calma nessa sede de voltar a caber nas roupas que usava antes de engravidar. Segundo a médica Carla Góes Pérez, o excesso de exercícios interfere nos níveis hormonais, o que pode diminuir a produção de leite. O ácido lático que o corpo produz durante o treino pode até mesmo alterar o gosto do leite. Outra fonte de atenção são as articulações, pois durante a gestação ocorre um afrouxamento natural delas e ficam mais delicadas. O ideal é que o retorno aos treinos seja lento e, de preferência, com a orientação de um profissional.


Ir com calma não significa deixar de lado e não fazer exercícios, a professora de educação física Kaline Neri Pereira, responsável pelo programa para gestantes e mulheres no pós-parto da academia Companhia Athletica, em São Paulo, afirma que os exercícios ajudam na perda de peso e no fortalecimento do abdomen, quadril e pelves, que costumam ficar mais flácidos depois da gravidez. Entre estes, podemos ressaltar outros benefícios: aumentam a disposição, a autoestima e melhoram a qualidade do sono. Tudo isso porque a liberação de endorfina que ocorre com o exercício deixa o corpo mais relaxado.


O mais importante é saber quando e como começar. E isso só deverá acontecer depois da liberação pelo obstetra. Se você fez uma cesárea, convém esperar de 30 a 45 dias (tempo necessário para a cicatrização dos pontos). Melhor evitar muito esforço na região abdominal nos primeiros três meses, pois existe risco de hérnia na incisão da cesárea. Mas se for parto normal, após 20 dias já dá para fazer caminhadas leves e voltar aos exercícios depois de um mês.


O preparo físico da mãe antes e durante a gestação é muito importante, este não é o melhor momento para iniciar uma atividade nova. A recuperação do parto não acontece da noite para o dia, o útero demora seis meses para voltar ao tamanho normal. Inicialmente, a mãe pode levar o bebê para passear de carrinho, de 20 a 30 minutos, de duas a três vezes por semana. Outras atividades indicadas são alongamento e musculação, três vezes por semana. Exercícios na água também são ótimos porque têm baixo impacto, o que diminui as chances de lesões.

Dica: o ideal é se programar para treinar depois das mamadas, o esforço físico fará com que o leite vaze se a mama estiver muito cheia. Lembre-se de usar um top ou sutiã com alças grossas e absorventes de seio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário