sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Dia dos Pais 2 em 1: origem e faça você mesmo


Vocês sabem qual a origem do dia dos pais? É bem antiga, existe indícios que lá na Babilônia já se festejava a data, isso há 4 mil anos atrás. Mas o dia marcado no calendário é recente. Em 1909, nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd teve a ideia de criar um dia especial para os pais. A fim de homenagear seu próprio pai, um veterano da guerra civil, que criou sozinho seus 6 filhos após o falecimento de sua esposa. Todo o Estado de Washigton abraçou o pedido, seguido por todos os Estados americanos. Em 1972, o presidente Richard Nixon assinou um decreto, proclamando oficial a data. Aqui no Brasil, diferente de muitos outros países, comemoramos no segundo domingo de agosto. O dia escolhido é por conta de São Joaquim, sendo festejado pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.

Esse ano cairá neste domingo, dia 11 de agosto. Que tal preparar uma surpresa para o papai herói? Vamos colocar a mão na massa e ajudar os pequenos a fazer algo simbólico e muito carinhoso.

Faça você mesmo: cachorro de pregadores


O papai pode colocá-lo na mesa do escritório para segurar sua caneta e sempre lembrará do pequeno toda vez que olhar para o simpático cãozinho.

Materiais:
- 4 pregadores de madeira
- 1 folha de papel sulfite
- 1 cartolina camurçada ou papel camurça da cor que você preferir
- 1 pincel com cerdas duras
- 1 lápis preto
- 1 canetinha (hidrocor de ponta fina) preta
- cola
- tesoura sem ponta
- tinta guache nas cores que você preferir


1º passo:
- Com pincel e guache, pinte os quatro pregadores da cor que você quiser. Como nosso cão será um dálmata, começamos pintando tudo de branco. 
Atenção: use um jornal velho em cima da mesa na hora de pintar, para não fazer muita sujeira.





Dica:
- Prefira os pregadores pequenos, como este do lado esquerdo da foto ao lado, pois com eles é mais fácil fazer esta atividade.






2º passo:
- Se você também quiser fazer pintinhas no seu cachorro, molhe a pontinha do cabo do pincel na tinta e vá encostando no pregador, como mostra a foto ao lado.









3º passo:
1- Com a mão esquerda, segure um pregador na posição horizontal. Com a outra mão, segure outro pregador na vertical, apontado para cima;
2- Aperte a pontinha do pregador que está na vertical, para ele abrir. Encaixe o pregador da outra mão neste espaço, como mostra a foto acima. Os pregadores vão formar um "7". Essa será a parte da frente do cachorro;
3- Segure, com a mão esquerda, um pregador de ponta-cabeça, na posição vertical. Na outra mão, segure um pregador na horizontal, apontado para a direita;
4- Aperte as pontinhas dos dois pregadores e encaixe um no outro, como mostra a foto acima. Os pregadores vão formar um "L". Essa será a parte de trás do cachorro.

4º passo:
- Vire o "L" para o lado esquerdo e encaixe o "7" no espaço indicado pela imagem acima. Agora o corpo do cachorrinho já está pronto.










5º passo:
- Com o lápis, desenhe as orelhas do seu cachorro na parte de trás da cartolina camurçada (ou papel camurça), como nas imagens acima.
OBS: Lembre-se de fazer as pontinhas das orelhas mais largas que o centro. Use a tesoura sem ponta para recortá-la.






6º passo:
- Desenhe com lápis, dois olhos no papel sulfite. Contorne e pinte com canetinha (ou hidrocor) preta, para ficar bem bonito, e recorte-os com cuidado.








7º passo:
- Na parte de trás da cartolina camurçada (ou papel camurça), desenhe um círculo para fazer o focinho do cachorro. Recorte-os com cuidado.









8º passo:
- Passe cola no local indicado e cole a orelha do cachorro. Aperte por um tempo para grudar bem.











9º passo:
- Coloque alguns pinguinhos de cola nos locais indicados pelas setas na imagem acima. Grude os olhos e focinho no cão.










10º passo:
- Para terminar, aperte o pregador atrás da orelha, como na foto acima, e encaixe um lápis, uma caneta ou algum outro presente que você queira dar para o papai.

Feliz Dia dos Pais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário