quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Será que meu filho precisa usar óculos?


Esta é uma pergunta corriqueira entre os pais, que merece toda a atenção. É fundamental identificar se a criança está com alguma dificuldade para enxergar, pois a visão delas permanece em desenvolvimento até os oito anos de idade. Então, além de melhorar a qualidade de vida dos pequenos, a indicação adequada de óculos poderá, em alguns casos, até mesmo corrigir eventuais distúrbios nessa faixa etária.

Foto: Reprodução/Internet

Algumas doenças oculares sérias podem ser identificadas após o nascimento. Entretanto, os sintomas não são facilmente percebidos. Por isso, o importante é fazer o teste do reflexo vermelho nas primeiras 48 horas de vida, para observar se há simetria entre as cores refletidas e diagnosticar possíveis doenças.

Foto: Reprodução/Internet

Se o teste apontar algum problema, o médico deverá indicar um oftalmologista, pois somente ele poderá emitir um diagnóstico definitivo. Se o bebê passar no teste, a primeira consulta ao especialista deve ser por volta de 3 a 4 anos, antes que ele comece a ter mais dificuldade na escolinha.

A dica para os pais é ficarem sempre atentos a alguns sinais, principalmente se há precedente familiar. Observe com atenção, pois, quando a criança se esforça muito para enxergar, os olhos lacrimejam e ficam vermelhos. Ela também poderá ter dor de cabeça e o rendimento escolar pode baixar. Mas lembre-se que só o médico pode confirmar algum problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário