quarta-feira, 25 de julho de 2012

Cuidados na gestação e pós-parto


Ter o filho nos braços é a grande recompensa depois de nove meses de espera. Porém, muitas mulheres se dizem incomodadas com o seu corpo após o parto. Conversamos com a fisioterapeuta Izabel Alexandre, especializada em gestantes e pós-operatórios, para descobrir quais tratamentos são indicados durante e depois da gravidez.


Foto: Reprodução internet


Très Jolie - Qual é o procedimento estético indicado para grávidas? Por que?

Izabel - A Drenagem Linfática Manual (DLM) é o único procedimento que pode ser feito por quase toda a gravidez,e também no pós-parto. A DLM tem como objetivo principal drenar líquidos acumulados, suas manobras melhoram a oxigenação das células, promovem a desintoxicação do tecido e sua melhor nutrição. As sessões podem ser realizadas duas vezes por semana e, em casos de muita retenção, a gestante poderá fazer até três sessões semanais.

Foto: Reprodução internet

É importante também o cuidado no pré e pós-parto com manchas e estrias, e indica-se que a futura mamãe utilize muito protetor solar para prevenção de manchas. Se mesmo assim elas aparecerem, existem peelings superficiais e cremes clareadores com vitamina C que podem ser utilizados. Para as temidas estrias, a dica mais importante é a hidratação, ingerindo bastante água, e através de cremes ou óleos.



 Très Jolie - Para o pós-parto tem alguma indicação especial? Depende do tipo de parto? Quais são as indicações, um descritivo e os benefícios?

Izabel - A gestação é um período muito especial para a mulher! Da mesma forma, o pós-parto também deve ser. Hoje, já temos muitos tratamentos que auxiliam a recuperar as alterações que ocorrem neste período. Alguns deles são:

Foto: Reprodução internet
Drenagem Linfática Manual: É imprescindível, ajuda a reduzir a retenção de líquidos no corpo, a diminuir inchaços, eliminar toxinas e oxigenar tecidos. A DLM não é apenas estética, mas um tratamento para a saúde como um todo.

Corrente Russa: Através de eletrodos provocam a contração e o relaxamento da musculatura, auxiliando na tonificação dos músculos. No pós-parto, o uso da cinta, aliada a sessões de drenagem linfática manual e corrente russa, ajudam bastante a reduzir as medidas do abdome e a diminuir a flacidez.

Ultra Som: As ondas do Ultra Som têm capacidade de estimular as células de gordura e favorecer os tratamentos estéticos que reduzem celulite e gordura localizada. É capaz de melhorar a extensibilidade das fibras colágenas e a circulação. Possui ação anti-inflamatória de reabsorção de edemas, regeneradora e analgésica.

Endermologia: Promove movimentos de compressão e rolamento sobre a pele, em áreas com celulite e gordura localizada. Indicado também para tratamento de cicatrizes e aderências (cesárea).

ACCENT: É capaz de elevar a temperatura interna da região tratada, atingindo a camada da pele em que o colágeno é produzido. Aquecido, o colágeno se reorganiza e estimula a produção de novas fibras. Ideal para tratamento de flacidez abdominal.

Lembrando que, alguns desses procedimentos devem ser iniciados após o término da amamentação. Por isso, é muito importante que os tratamentos sejam realizados somente por profissionais especializados.


Très Jolie - Qual conselho você dá para as grávidas que estão preocupadas com a forma física pós-parto?

Izabel - Após liberação médica, ganhamos uma nova aliada na luta contra a balança: A ATIVIDADE FÍSICA. Além dos tratamentos já citados, o exercício físico associado a uma BOA ALIMENTAÇÃO formam a receita perfeita para as mamães que querem voltar mais rápido e de maneira saudável a sua forma física. Mais do que nunca, esse é um período onde a perda de peso só deve ocorrer associada a uma boa alimentação, afinal a qualidade nutricional do leite depende da qualidade da alimentação materna.


Foto: Reprodução internet

Très Jolie – Como deve ser essa atividade física?

Izabel - Para começar, os exercícios devem ser leves. A frequência e a intensidade poderão aumentar gradualmente para não prejudicar a produção do leite. Durante essa fase, as atividades físicas mais indicadas são: caminhadas, pilates, hidroginástica e até a musculação, sempre com a supervisão e orientação de um profissional especializado.

Izabel Alexandre é fisioterapeuta dermato-funcional, especializada em Drenagem Linfática Manual com ênfase em Pré/ Pós-Operatórios e Gestantes, Pilates e Saúde da Mulher.

Tel.: 2704-8710 // 8546-6484

Rua Marechal Raul de Albuquerque, 2 - consultório 307
Charitas- Niterói

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Colônia de férias

Quando chegam as férias escolares, os pais já precisam começar a pensar no que fazer com todo o tempo livre das crianças. As colônias de férias, organizadas por profissionais em atividades recreativas e educativas, são ótimas opções que estimulam a disciplina, o contato social e a expressão artística.

Em Niterói, a arte educadora Carolina Barberan e a dupla Glorinha e Renato já têm muita experiência neste tipo de evento. Veja o contato e programação para organizar uma colônia de férias com seus filhos e os amiguinhos.

Carolina Barberan // Foto: Divulgação

Carolina Barberan:
A arte educadora Carolina Barberan propõe a Colônia de Histórias e Arte nas Férias com atividades lúdicas e inteligentes para crianças de 3 a 12 anos. Ideal para condomínios, edifícios e grupos.

Contato: www.contacaodehistorias.com
Telefones: (21) 8822 – 2681 // (21) 7947 – 5449 


Glorinha e Renato // Foto: Divulgação


Glorinha e Renato:
A dupla já está com programação montada e tem uma apresentação muito especial para a criançada, dia 29, no MAC. 

Dia 24/07 – Estação do Aprender (manhã e tarde);
Dia 25/07 – Estação do Aprender (manhã e tarde);
Dia 26/07 – Trelelê;
Dia 27/07 – AABB São Francisco;
Dia 29/07 – Concerto Digital Sinfônico no Salão Principal do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). A partir das 11h, com entrada franca.

Telefone: (21) 2719 – 5247 // (21) 9978 – 3430

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Já imaginou ter um filho zen?


Princípios e valores da técnica milenar indiana acalmam e guiam crianças

Equipe Yoga Lúdico Niterói em confraternização seguindo as tradições indianas
Os infinitos benefícios da prática do Yoga, já tão conhecido entre os adultos, também podem transformar o seu filho. O coordenador do Yoga Lúdico Niterói, André Latham, respondeu algumas perguntas que vão tirar todas as suas dúvidas sobre a atividade. Confira logo abaixo:


Mãe e filha praticando Yoga
O que é Yoga?

O significado é união, união entre nós mesmos e o que temos de mais íntimo, ou seja, através do Yoga podemos nos conhecer melhor. Para que isso aconteça, são usados exercícios psicofísicos, trabalhando o corpo e a mente juntos. Trabalhamos ainda no Yoga a respiração, que nos leva a ter a mente mais focada, concentrada, assim, aquietando nossa mente e nosso corpo.
Yoga não é apenas exercício físico. Não é ginástica. Também não é somente relaxante, ou algo passivo. Yoga é uma atividade que usa o corpo como ferramenta para trabalhar também nossas energias, nossa respiração, nossa mente, e nosso “eu” mais profundo, nossa essência. Através de preceitos éticos e morais, somos guiados rumo ao caminho da paz.

Quais são os benefícios da prática para as crianças?

O Yoga infantil visa o desenvolvimento integral da criança, onde ela utilizará o seu pleno potencial em todos os aspectos físico, mental, psicológico, emocional e de relacionamento. Na escola, os pais e professores notarão a ampliação da capacidade de concentração e de atenção da criança.

Aluno em posição Guerreiro
Em, aproximadamente, três meses de prática, percebe-se a ampliação da percepção da criança sobre seu corpo e mente. Ela começa a brincar de maneira diferente, explorando mais as possibilidades do corpo e enxergando outras formas de brincar com um brinquedo esquecido. Esta percepção têm reflexos na parte respiratória também. Elas começam a se conhecer, então, quando  estão aceleradas, já sabem que precisam parar e respirar mais profundamente e conscientemente.

A prática em família promove a interação
Com o passar do tempo de prática, acontece o desenvolvimento maior na concentração, na construção de uma auto-estima positiva e equilibrada. Elas vão recebendo e desenvolvendo ferramentas que irão ajudá-las a superar e compreender os medos e os estados de ansiedade. Alguns problemas posturais e respiratórios são prevenidos e a criança têm um desenvolvimento pleno de suas potencialidades.

Quanto tempo dura a aula?
Entre 45 minutos e uma hora. Esse tempo faz com que a prática não se torne repetitiva ou cansativa. E o espaço entre as práticas faz com que as crianças sintam falta, assim eles retornam felizes e com uma legítima vontade de praticar. Com o tempo, os pequenos vão inserindo todo o aprendizado do Yoga nas brincadeiras com os amigos, com a família e muitas vezes sozinhos.

Quais atividades são desenvolvidas para entreter os pequenos durante as aulas?

Muitas crianças adoram os exercícios de ponta cabeça
O elemento principal são as posturas, chamadas de asanas, porém com elementos lúdicos. Respeito a fase de desenvolvimento motor e as limitações físicas e psicológicas de cada criança na hora de executar os asanas e fazer as respirações.

Eu utilizo também jogos, imagens da fauna e da flora, objetos lúdicos, pintura de mandalas (figuras geométricas circulares de origem indiana usadas para meditação), experiências sensoriais e sinestésicas, além de contação de histórias para transmitir os preceitos éticos do yoga.





Fotos cedidas por André Latham
André Latham, fundador do Yoga Lúdico Niterói, é instrutor de yoga para crianças desde 2009. Possui formação em Yoga e especialização em Yoga para Crianças e também estuda Aromaterapia e a aplicação em crianças.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Carinho que cura


Foto: Internet
Beijinho da mamãe sara mesmo tudo? Ao que tudo indica, receber um carinho de quem se ama realmente ajuda na recuperação dos pequenos. De acordo com estudos da universidade norte americana de Stanford e da publicação da Proceedings of the Royal Society B, fazer carinho na criança em um momento de dor tem muita força porque ativa uma área do cérebro, liberando descargas elétricas que diminuem a sensação desagradável, gerando sentimentos como proteção e prazer.
Foto: Internet
Crianças consoladas com o carinho ou com a voz da mãe têm um aumento dos níveis do hormônio ocitocina no organismo, que está relacionado, dentre outras coisas, ao contato físico, como um carinho, um abraço ou um beijo. Quando o pequenino recebe um beijinho ao se machucar, a hipófise libera a ocitocina e seus efeitos imediatos são de diminuição da ansiedade e do estresse, que reduzem a percepção de dor da criança.
Foto: Internet
As demonstrações de carinho e afeto são ótimas não somente quando há um choque ou trauma, mas em todos os momentos, e os pequenos levam os gestos de carinho por toda a vida. O vínculo consistente entre mãe e bebê não apenas diminui o estresse da criança como também a ajuda a desenvolver recursos que a auxiliarão em suas interações sociais e na vida de maneira geral. Carinho é gostoso, faz bem e, certamente, ajudará a definir o tipo de ser humano a criança será quando adulto. 



quinta-feira, 5 de julho de 2012

A escolha do nome

A escolha do nome é sempre uma grande questão para os pais na espera de um bebê. Dentre um universo extenso, com diversas opções, a preocupação com o significado do nome escolhido é fundamental. Seja de origem hebraica, grega ou latina, a ideia por trás da seleção do nome é traduzir um sentimento de admiração, vitória e sucesso, além de sentimentos bons. Tudo que se deseja para um filho!

Peças para enxoval Très Jolie
A busca pelo nome perfeito para o pequeno começa desde a descoberta da gravidez, por isso, nada melhor que procurar em livros especializados e sites, que dão diversas dicas! Uma vez escolhido, personalizar o enxoval do bebê e torná-lo exclusivo é uma boa opção. Na Très Jolie, todas as peças do enxoval, incluindo jogos de cama e acessórios, podem ser bordados com nomes ou figuras temáticas. A escolha é dos pais! 

Necessaire com fraldinhas de boca
Mas se a ideia é presentear para toda a vida, há também as joias da designer Fabi Malavazi, que podem ser confeccionadas exibindo o nome da criança em plaquinhas de pulseiras ou colares. Lindos e sob medida!

Colar personalizado da Fabi Malavazi
Loja Très Jolie:
Shopping San Francisco Office 
Rua Marechal Raul de Albuquerque, nº 2 / loja 102 Charitas, Niterói - Rio de Janeiro
Fone: (21)2710-4790
 


quarta-feira, 4 de julho de 2012

Diversão na hora de comer


Não é segredo que uma boa alimentação é fundamental para que a criança se desenvolva bem. Mas, para alguns pais, a hora de dar comida aos pequenos não é tarefa fácil. Muitos fazem birra, jogam o prato no chão, batem na mesa ou ainda preferem guloseimas aos alimentos saudáveis. Não se desespere, pois a boa notícia é que existem táticas que ajudam a fazer as crianças comerem sem reclamar e ainda fazem da refeição um momento de descontração.  

Sanduíches divertidos
Foto: Internet

Uma das alternativas que apresenta bons resultados é soltar a imaginação e usar a comida para decorar o prato, fazendo carinhas ou moldando animais com legumes e verduras. Nessa hora, os cortadores de biscoitos ajudam a criar enfeitinhos em formas bem definidas. Os mesmos cortes podem ser aplicados nos pães de sanduíche. Pratos e jogos americanos coloridos e temáticos ajudam a despertar a graça na hora de comer.

Copo Woody e Buzz Lightyear 

Prato com divisória Toy Story, 
ideal para as crianças aventureiras




Fazer a criança participar das decisões sobre a comida também torna a brincadeira mais gostosa. Levá-la ao supermercado, deixar que segure a lista de compras, dar o direito de escolher entre maça ou morango para a sobremesa, por exemplo, e até ensinar as cores dos alimentos são formas de incluí-la em todas as etapas.

Apesar de todas estas dicas, o fundamental é ser um exemplo para o filho, participando da refeição e fazendo dela uma situação agradável. Assim, ele vai assimilar a alimentação saudável como um comportamento natural.

Para as meninas, temos da Minnie e das Princesas. Confira na loja! 


Loja Très Jolie:
Shopping San Francisco Office 
Rua Marechal Raul de Albuquerque, nº 2 / loja 102 Charitas, Niterói - Rio de Janeiro
Fone: (21)2710-4790