quarta-feira, 18 de julho de 2012

Já imaginou ter um filho zen?


Princípios e valores da técnica milenar indiana acalmam e guiam crianças

Equipe Yoga Lúdico Niterói em confraternização seguindo as tradições indianas
Os infinitos benefícios da prática do Yoga, já tão conhecido entre os adultos, também podem transformar o seu filho. O coordenador do Yoga Lúdico Niterói, André Latham, respondeu algumas perguntas que vão tirar todas as suas dúvidas sobre a atividade. Confira logo abaixo:


Mãe e filha praticando Yoga
O que é Yoga?

O significado é união, união entre nós mesmos e o que temos de mais íntimo, ou seja, através do Yoga podemos nos conhecer melhor. Para que isso aconteça, são usados exercícios psicofísicos, trabalhando o corpo e a mente juntos. Trabalhamos ainda no Yoga a respiração, que nos leva a ter a mente mais focada, concentrada, assim, aquietando nossa mente e nosso corpo.
Yoga não é apenas exercício físico. Não é ginástica. Também não é somente relaxante, ou algo passivo. Yoga é uma atividade que usa o corpo como ferramenta para trabalhar também nossas energias, nossa respiração, nossa mente, e nosso “eu” mais profundo, nossa essência. Através de preceitos éticos e morais, somos guiados rumo ao caminho da paz.

Quais são os benefícios da prática para as crianças?

O Yoga infantil visa o desenvolvimento integral da criança, onde ela utilizará o seu pleno potencial em todos os aspectos físico, mental, psicológico, emocional e de relacionamento. Na escola, os pais e professores notarão a ampliação da capacidade de concentração e de atenção da criança.

Aluno em posição Guerreiro
Em, aproximadamente, três meses de prática, percebe-se a ampliação da percepção da criança sobre seu corpo e mente. Ela começa a brincar de maneira diferente, explorando mais as possibilidades do corpo e enxergando outras formas de brincar com um brinquedo esquecido. Esta percepção têm reflexos na parte respiratória também. Elas começam a se conhecer, então, quando  estão aceleradas, já sabem que precisam parar e respirar mais profundamente e conscientemente.

A prática em família promove a interação
Com o passar do tempo de prática, acontece o desenvolvimento maior na concentração, na construção de uma auto-estima positiva e equilibrada. Elas vão recebendo e desenvolvendo ferramentas que irão ajudá-las a superar e compreender os medos e os estados de ansiedade. Alguns problemas posturais e respiratórios são prevenidos e a criança têm um desenvolvimento pleno de suas potencialidades.

Quanto tempo dura a aula?
Entre 45 minutos e uma hora. Esse tempo faz com que a prática não se torne repetitiva ou cansativa. E o espaço entre as práticas faz com que as crianças sintam falta, assim eles retornam felizes e com uma legítima vontade de praticar. Com o tempo, os pequenos vão inserindo todo o aprendizado do Yoga nas brincadeiras com os amigos, com a família e muitas vezes sozinhos.

Quais atividades são desenvolvidas para entreter os pequenos durante as aulas?

Muitas crianças adoram os exercícios de ponta cabeça
O elemento principal são as posturas, chamadas de asanas, porém com elementos lúdicos. Respeito a fase de desenvolvimento motor e as limitações físicas e psicológicas de cada criança na hora de executar os asanas e fazer as respirações.

Eu utilizo também jogos, imagens da fauna e da flora, objetos lúdicos, pintura de mandalas (figuras geométricas circulares de origem indiana usadas para meditação), experiências sensoriais e sinestésicas, além de contação de histórias para transmitir os preceitos éticos do yoga.





Fotos cedidas por André Latham
André Latham, fundador do Yoga Lúdico Niterói, é instrutor de yoga para crianças desde 2009. Possui formação em Yoga e especialização em Yoga para Crianças e também estuda Aromaterapia e a aplicação em crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário