terça-feira, 10 de setembro de 2013

SUS oferece vacina contra catapora

A Très Jolie se sente na obrigação de informar a todos os clientes da loja e leitores do blog quando o assunto é a saúde dos pequenos. Mais uma vez viemos aqui falar sobre vacinas, dessa vez trata-se da substituição da tríplice viral, que protege as crianças do sarampo, caxumba e rubéola, pela tetraviral que protegerá também contra a varicela (popularmente conhecida como catapora). Desde o primeiro dia útil do mês de setembro a vacina tetraviral começou a ser oferecida gratuitamente em todo o país pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o público-alvo é formado por crianças de 15 meses que já tenham tomado a primeira dose da tríplice viral.


A vacina contra a varicela não garante que a criança desenvolva a catapora ao longo da vida, no entanto, caso ocorra, garante um quadro mais leve da doença. 

O Ministério da Saúde calcula uma redução de 80% das hospitalizações decorrentes da forma grave da catapora e ressalta que alguns municípios ainda estão adequando a rotina à nova vacina e, por isso, vale checar no posto de saúde mais próximo se a tetraviral já está disponível. A previsão é de que todas as salas de vacinação do país estejam abastecidas até o fim do mês de setembro.


A Catapora:

A Catapora (ou varicela), altamente contagiosa, atinge - principalmente - crianças de 1 a 6 anos de idade. A transmissão se dá por contato ou por via respiratória. Ambientes pouco ventilados, creches e escolas são propícios para a disseminação do vírus. A melhor forma de prevenir é por meio da vacinação.
Os primeiros sinais são febre alta (acima de 38ºC) e manchas avermelhadas pelo corpo. Em seguida formam-se pequenas bolhas que se rompem e viram feridas. Durante cerca de três dias, as bolhas surgem por levas: enquanto umas secam outras nascem no corpo da criança. As bolhas podem aparecer também nas mucosas: na boca, na conjuntiva e na área genital. Durante essa fase há risco de transmissão, por isso, caso tenha mais de uma criança em casa, leve-os ao pediatra e evite que durmam no mesmo quarto. Objetos pessoais devem ficar separados e somente após 5 a 7 dias, as últimas bolhas secam, formando crostas. 


A catapora não oferece grandes riscos, mas é preciso evitar coçar as bolhas para que não haja inflamação local e formação de cicatrizes. Não há medicamento específico, a não ser aqueles para combater os sintomas como a febre e a coceira.
Dicas para evitar complicações:
- corte as unhas da criança e as mantenha sempre limpa;
- coloque roupas leves, para evitar o calor e aliviar as coceiras;
- tente fazer com que a criança repouse, principalmente quando tiver febre;
- ofereça alimentos leves e muito líquido.

Fonte: A Saúde de Nossos Filhos – Hospital Israelita Albert Einstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário