quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Caiu e machucou? O que fazer?

Quem tem criança em casa sabe que um descuido é dor de cabeça na certa. Já dizia nossas avós: ‘crianças cegam a gente’, basta dar uma bobeada e lá estão eles colocando os dedos nas tomadas, provando o gosto da plantinha da sala e batendo com a cabeça nas quinas dos móveis.  Não adianta ficar se culpando, acidentes como esses são mais comuns do que todos pensam. Vamos listar algumas situações para que você não entre em pânico e consiga acalmar e cuidar do seu pequeno.


- Quando prende a mãozinha na porta: acalente seu filho colocando-o no colo, o contato físico é essencial para confortar e transmitir segurança, além de deixa-lo mais próximo para conseguir ver a dimensão do machucado. Geralmente uma compressa fria vai aliviar o desconforto mas, se houver sangramento, inchaço ou choro incontrolável, o ideal é procurar um pronto-socorro, pois pode ter havido fratura. Como evitar: uma boa ideia é instalar molas hidráulicas nas portas, para que elas não batam.

- Quando coloca o dedinho na tomada: as tomadas domésticas não costumam passar alta voltagem, mas o choque leve e o susto serão grandes. Um colo e uma historinha podem resolver. Uma ideia legal é dizer que dentro da tomada vivem bichinhos bravos que afastam os visitantes com um choque. É certo que ali ele não vai querer mais colocar o dedo! Caso ocorra queimadura leve, lave a mão em água corrente. E, finalmente, procure imediatamente um pronto-socorro se a criança estava molhada ou descalça na hora do choque ou se desmaiar, tiver bolhas no local da queimadura ou manchas avermelhadas na pele. Como evitar: coloque protetores nas tomadas e certifique-se que os aparelhos estejam bem plugados.

- Quando cai e morde a língua: não se assuste (demais) com a quantidade grande de sangue que sairá, muito provavelmente o machucado será pequeno. A língua é uma região muito irrigada por pequenos vasos sanguíneos. Estanque o sangramento com gaze e dê água ao pequeno para bochechar (caso ele ainda não saiba fazer, envolva um cubo de gelo com a gaze para aliviar a dor). Como evitar: ao começar a andar, o bebê arrasta os pés e tropeça muito. O ideal é substituir os tapetes comuns por emborrachados ou fixar as pontas no chão com fita adesiva apropriada. Complete com protetores nas quinas dos móveis.

- Quando leva uma mordida do amigo e sangra: lave bem o local com água corrente e sabonete. Estanque o sangue com uma gaze e explique à criança que o amiguinho estava bravo, mas que morder não é certo. Dê muito carinho para acalmá-la e se o corte for grande, procure um pediatra, pois ele pode recomendar algum antisséptico específico ou um curativo para a região. Como evitar: a única saída é supervisionar a brincadeira dos pequenos e ficar atenta. Separe-os imediatamente ao primeiro sinal de agressão.

- Quando cai do berço: existe um passo a passo básico nessa situação. Pegue o bebê no colo, acalme-o explicando que ele caiu, mas agora já está seguro no seu colo e que você irá cuidar dele. Ao mesmo tempo vá apalpando o corpo e a cabeça para verificar se seu filho reclama de dor em algum lugar específico. Não deixe a criança dormir após a queda, pois enquanto dorme é impossível avaliar se está respondendo bem aos estímulos ou se dá sinais de apatia. Como evitar: verifique periodicamente se a altura do colchão está adequada ao tamanho de seu filho e remova protetores, brinquedos e outros objetos que possam servir de ‘escada’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário