sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Aplicativos "do bem" para crianças

Se na sua infância sinônimo de diversão era brincar no play ou no jardim e desenho animado na TV era só de manhã (nada de programação 24 horas), certamente você se pega refletindo sobre o tempo que seu filho passa em frente à telinha ou brincando com iPad. A impressão é que fica cada vez mais difícil remar contra maré, concorda?

Mas é possível driblar esse cenário e tirar um bom proveito desta situação. Uma boa maneira de começar é estipulando um tempo para utilização dos tablets. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, 2 horas são o suficiente para os pequenos ficarem em frente às telas, incluindo TV, ipad ou computador. Ignore qualquer pedido desesperado e chantagem emocional, não se renda às comparações com a forma que os outros amiguinhos fazem. Seja firme.

Pronto! Feito isso, é hora de avaliar o conteúdo dos aplicativos. E acredite, há muitos que ajudam no desenvolvimento do seu filho. Mesmo com tantas opções, é possível encontrar vários divertidos e educativos. Veja abaixo algumas sugestões de aplicativos e livros digitais que vão amenizar aquele sentimento de “culpa” tecnológica.

ABC do BITA


Este é em português, coisa rara entre os aplicativos infantis. Super indicado para crianças que estão sendo alfabetizadas. Funciona assim: primeiro o jogo mostra um objeto e a letra inicial do nome dele. Ao tocar na letra o objeto se move. É super colorido e acaba despertando o interesse até das crianças que ainda não estão familiarizadas com as letras.

Color and Draw for Kids


Dá para desenhar, colorir e até fazer montagens com fotos.  Ideal para distrair nos restaurantes que não disponibilizam papel e giz de cera.

A Turma do Seu Lobato


Este aplicativo traz 10 músicas que ensinam às crianças bons hábitos relacionados à alimentação, preservação, sustentabilidade e educação. Há também diversos quebra-cabeças com imagens da Turma do Seu Lobato. 

Baby Touch Sound


Esse é indicado para crianças a partir de 1 ano. É possível entreter os pequenos apenas com as figuras de carros, bichos e instrumentos musicais e os barulhos que eles fazem.

Bebê Mais


Quem já conhece a série de DVDs "Bebê Mais" sabe como são estimulantes para os bebês. Assim como o DVD, o aplicativo também foi desenvolvido sob orientação pedagógica. A partir de estímulos visuais e musicais, utilizando objetos e situações que representam o dia a dia dos bebês, este app conquista os pequenos.

Livro digital “Dragoberto”


Abordando as aventuras de um dragão em busca de uma terra muito distante, este livro permite a participação do seu filho fazendo o bicho voar e até ajudando a apagar o fogo que ele cospe. Editora E-stilingue, disponível na Apple Store.

Livro digital “Quando eu crescer...”


Utilizando colagens e desenhos, o professor Coruja mostra de uma forma muito divertida o que eles querem ser quando crescer. Os jogos educativos são super interativos e visam estimular a concentração e criatividade. Porto Editora, disponível na Apple Store.
                                                                                                Julia Eggen é jornalista e mãe de duas meninas, Ana, com 8 anos, e Maria, com 1 aninho. Há quase 1 ano publica no Instagram @estilosinhos fotos do seu lifestyle com as filhas. Suas dicas e novidades sobre o universo infantil conquistam mamães, vovós e titias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário