quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Peixe-pão


Que tal preparar um lanche bem divertido e saudável para as crianças? Nossa sugestão é o sanduíche com forma de bicho, uma delícia de fazer e comer. A ideia foi tirada do Livro de Receitas do Pooh (Ed. Difusão Cultural do Livro).

Sanduíche peixe
(tempo de preparo: 20 min.)
(Rendimento: 5 porções)


Ingredientes
5 fatias de pão de forma
1 lata de atum

1/2 xíc de maionese light
1 cebola picada em cubinhos
2 c.s de cebolinha fatiada
1/2 xícara de cenoura em rodelas finas
1/2 xíc de pepino em rodelas finas
5 azeitonas pretas sem caroço fatiadas
sal a gosto

Como fazer:
Corte uma fatia de pão em formato oval para fazer o corpo do peixe. Com as sobras, faça um triângulo grande para o rabo e dois menores para as nadadeiras. Em uma tigela, misture o atum escorrido, a maionese, a cebola, a salsinha e o sal. Espalhe essa mistura por cima de todo o pão. Depois, você e o pequeno vão arrumar as escamas intercalando linhas de cenoura e de pepino. Para finalizar, uma rodela de azeitona será o olho do seu peixe-pão. Fica divertido decorar o prato com tiras de cebolinha para imitar algas marinhas e rodelas dela para serem as bolinhas do peixe respirando.

Dica: Você pode substituir a cenoura ou o pepino por rabanete ou beterraba, fazendo peixes de outras cores. Em vez de pasta de atum, outras ideias que dão certo são frango desfiado misturado com requeijão e ricota amassada com queijo ralado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário