segunda-feira, 11 de março de 2013

Meu filho só quer televisão

Foto: Reprodução/Internet
Seu filho é daqueles que não saem da frente da televisão? Não se desespere! Existem formas de fazer deste entretenimento uma forma de desenvolver o intelecto das crianças. Ao assistirem os programas televisivos, os pequenos recebem grande quantidade de informação: muitas cores, formas e movimentos que até então eles desconhecem. Além disso, o que a criança aprende na escola, ou mesmo no meio familiar, se apresenta nas atrações da televisão. Isso faz com que ela associe o mundo real com o imaginário.
Muito bem... Esses são pontos positivos de uma ferramenta que tem grande potencial. Mas, é preciso que ela seja compreendida corretamente para ser usada de forma eficiente.
Foto: Reprodução/Internet

Mesmo sabendo dos benefícios, os papais não podem deixar os cuidados de lado. Ligar a televisão de deixar a criança na frente por tempo indeterminado, assistindo a programação aleatória que estiver sendo transmitida não é uma opção.

A primeira coisa é selecionar os programas e determinar o que seu filho pode ou não assistir. Considere o conteúdo do programa e a faixa etária a que ele é direcionado. Ensine a ele que estas são regras que devem ser respeitadas. Se adultos precisam obedecer a normas, mostre que as crianças também têm as suas para observar.

Foto: Reprodução/Internet
 Aposte na variedade. Seu filho provavelmente tem programas preferidos, mas tente fazer com que ele se sinta atraído por novas opções, sem forçá-lo a ver nada que ele não goste. E lembre-se, não deixe ficar mais de duas horas na frente da telinha. Essa é a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria para as telas, o que inclui tablets, computadores, smartphones e videogames.

O resto é diversão. Então, de preferência, reserve um espaço sua agenda para aproveitar junto com seu filho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário