segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Brincadeira de criança - 0 a 4 anos


Hoje vamos dar início a uma sessão muito legal aqui do blog: dicas de brincadeiras que podem divertir seus filhos! Com certeza eles lembrarão que passaram esse finzinho de férias com os melhores pais do mundo.
Resolvemos dividir as brincadeiras por faixas etárias e nesse primeiro post você achará opções para crianças de 0 a 4 anos.
Até 1 ano: ONDE ESTÁ?

Foto: Reprodução/Internet
- O legal dessa brincadeira é que estimula a linguagem.
Como brincar: Próximo a seu filho, você fará perguntas sobre onde estão as partes do corpo da criança. Enquanto ainda são muito pequenos, além de fazer as perguntas, você as responderá tocando no bebê. Conforme vão crescendo, eles mesmos é que terão que apontar  as partes do corpo.


Acima de 1 ano: PINTURAS

- Nessa brincadeira o objetivo é estimular a coordenação motora, a criatividade, a linguagem, a concentração e o conhecimento das cores.

Foto: Reprodução/Internet
- Material: Papel, canetinhas, lápis de cor, giz de cera, tinta guache.
Como brincar: Não existe criança que não goste de colorir. Aproveite para passar um tempo de qualidade com seu filho desenhando, pintando e imaginando histórias. Uma sugestão interessante é separar uma parte da parede do quarto (forradas ou não com papel) e deixar que eles soltem a criatividade.

Acima de 2 anos: CASINHA
Foto: Reprodução/Internet
- Tá na hora de incentivar a imaginação, linguagem e cooperação.

Como brincar: Apesar de muito apreciada pelas meninas, que veem na brincadeira uma forma de expressar valores aprendidos em casa, essa brincadeira é uma ótima oportunidade para incentivar os meninos a dividirem, desde cedo, as tarefas domésticas e mostrar que tanto o ‘papai’ quanto a ‘mamãe’ devem dividir os afazeres diários.


Acima de 3 anos: CANTIGAS DE RODA

Foto: Reprodução/Internet
- As brincadeiras com músicas e danças são perfeitas para trabalharem o ritmo, a lateralidade, a socialização, a criatividade e a linguagem.

Como brincar: Todos de mãos dadas farão um círculo que girará em sentido horário enquanto cantam músicas folclóricas de roda. Com crianças mais velhas, o interessante é aumentar a dificuldade da coreografia, o que deixará a brincadeira mais divertida.

No próximo “Brincadeira de Criança” o assunto começa a ficar ‘sério’, pois será a vez dos pequenos não mais ‘tão pequenos’, para crianças entre 4 e 8 anos.

Um comentário:

  1. Boa noite, legal este espaço. sou dono do Blog serpapai.com.br . Além do elogio linkei este post a um que fiz. Espero poder continuar lendo bons conteúdos como este. Abraços!

    ResponderExcluir