sexta-feira, 25 de maio de 2012

Montando o quarto do bebê


Decorar o quarto do bebê é uma empreitada e tanto que exige muita sensibilidade. Para dar uma forcinha aos papais e mamães que pretendem deixar o quartinho do bebê aconchegante, criativo e lúdico, a Très Jolie está oferecendo um novo serviço em parceria com a arquiteta Giovana Salin. Funciona como uma espécie de assessoria em arquitetura e decoração, compras e montagem do ambiente. Aqueles que desejarem, também poderão desenvolver o projeto completo. Confira abaixo uma entrevista que o blog fez com a Giovana e conheça um pouco do trabalho desenvolvido pela arquiteta.

Arquiteta Giovana Salin

Você é especialista em quartos de bebê?

Sou especialista em arquitetura de interiores, mas, como mãe de dois filhos, me envolvi muito com o desenvolvimento arquitetônico e a decoração de ambientes infantis. Por conseqüência, acabei trazendo isso para meu cotidiano profissional e estou bastante satisfeita em atuar neste ramo com pessoas que estão passando por um dos momentos mais especiais da vida, que é a chegada de um filho.

Como surgiu a ideia de fazer uma parceria com a Très Jolie?

Sou uma frequentadora assídua da loja, desde a inauguração. Gostei muito dos detalhes e do universo da Très Jolie. Tem muita opção bacana de decoração. É um ambiente que inspira. Além disso, tenho feito muitos quartos de bebês e também reformas, para os filhos que não estão mais tão pequenos. Então, após algumas conversas com a Aninha, que é dona da loja, fechamos a parceria.

Como funcionará este serviço intermediado entre você e a loja?

O serviço funciona como uma assessoria em arquitetura e decoração, compras e montagem do ambiente. Num primeiro momento, o cliente receberá uma orientação, sem projeto executado, do que comprar e de que forma utilizar os artigos de móveis e de decoração disponíveis na loja. A segunda fase é o projeto de arquitetura propriamente dito, que poderá utilizar os produtos da Très Jolie.

Quando começar a pensar no quarto do bebê?

Acredito que a expectativa começa na hora que a mulher confirma a gravidez. Se fossemos estabelecer um marco ideal, eu diria que é quando os papais já sabem o sexo da criança, entre o quarto e quinto mês. Este é momento que é possível visualizar um projeto, definir temas, cores e tudo que envolve a decoração. Nesta fase também é possível trabalhar com calma e prever uma finalização até o sétimo mês, sobrando tempo ainda para eventuais ajustes.

O que não pode faltar?

Tudo deve ser pensado com carinho e partir do gosto da pessoa, mas o grande diferencial mesmo é a iluminação. Uma boa iluminação é essencial e faz toda a diferença. Ela realça a beleza do quarto, trazendo suavidade e funcionalidade para o ambiente.

O que representa o quarto da criança e por que é importante toda essa dedicação?

O quarto da criança é um universo meio lúdico, onde ela vai percorrer o mundo da imaginação, brincar, fazer arte, ler.  Por isso, é importante pensar e, um ambiente colorido, com nichos que organizem aquele espaço com o qual ela vai interagir.

Existe algum roteiro a ser seguido?

Na parte técnica, podemos dizer que o passo a passo começa mesmo com a fiação, seguida pela parte elétrica, gesso, piso, pintura. Depois começa a fase de escolha do papel de parede, dos objetos de marcenaria, os móveis, os enfeites, ou seja, a decoração propriamente dita.

Que dicas você daria às mamães que vão enfrentar essa empreitada?

A dica mais produtiva é começar o quanto antes para se organizar e projetar sem estresse. Acho bacana também procurar um profissional desde o início, pois muitos papais perdem muito tempo e dinheiro buscando coisas inadequadas, que não correspondem ao ideal que se pretende chegar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário