quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Musicalização infantil


“Trabalhar com arte e música abre caminhos para aflorar nas crianças muitas potencialidades”. É com essa afirmação que a cantora e preparadora vocal Agnes Moço, defende a utilização das melodias e canções na educação dos pequenos, desde cedo. O Blog da Très Jolie ouviu a profissional para saber mais sobre o assunto e entender os benefícios da prática, que se estendem até a vida acadêmica.

Espetáculo musical, que comemora os 25 anos do Curso de Musicalização Agnes Moço
Foto: Reprodução/Internet
Qual é o objetivo/benefícios da musicalização?

Quando nascemos com o aparato sensorial apto, os sentidos estão completamente despertos: audição, visão, paladar, olfato e tato. Observamos tudo atentamente, o corpo está completamente aberto ao aprendizado. Sabemos que as crianças não compreendem o significado das palavras, mas sim a melodia delas, portanto crianças no Japão, falam japonês com um ano de idade, como assim também é na Alemanha, na Inglaterra, na China e em todos os lugares, em relação à capacidade de expressar-se verbalmente. Isto me chamava atenção.

Descobri que uma das funções da musicalização é preservar este estado fundamental, onde todos os sentidos estão alerta, portanto, aptos para o desenvolvimento. Fazer com que a escuta continue límpida, que continuemos a escutar com o coração. Quando as crianças aprendem a falar, ficam tão encantadas com o fato de se fazerem entender, que começam a dispensar o uso da melodia das palavras, ficando somente com o seu significado. Através das cantigas folclóricas, contamos e cantamos nossas raízes, com jogos e brincadeiras que destacam os intervalos musicais, e são estes que fazem a entonação das frases. Através dos instrumentos de percussão trabalhamos a entonação e o ritmo, fazendo com que as crianças cantem antes de falar. A melodia das palavras fica preservada, se essa música inata, presente no repertório humano, for estimulada. Nossa experiência na musicalização aponta que, os alunos que experimentaram tais recursos desde cedo, apresentaram capacidade de expressão prazerosa, clara e firme, além de terem construído sua capacidade de escuta. Tempo de falar, tempo de ouvir: isto é música.

Penso que o esporte e a música são fundamentais para a formação do caráter. Cabe aos pais, junto com os mestres, orientar o caminho das crianças. Elas são como um rio, nós somos as margens, não nos cabe represar, mas sim sustentar o percurso, para que as águas corram rumo ao seu destino.
A música organiza o pensamento, dá ritmo a todas as atividades em sala de aula e na vida; ela ensina a escutar os sons e o silêncio, ensina a respeitar os ritmos de cada um, a partir do respeito a si mesmo, dá voz ao coração, ensina a compartilhar e o conceito de fazer parte, de pertencimento. Através dos instrumentos musicais se desenvolve a percepção da importância de cada um naquele grupo, se constrói a noção de limite e se ampliam as possibilidades de reconhecimento dos talentos de cada um. Oferecer música as crianças é o mesmo que oferecer a elas a oportunidade de visitarem a sua própria alma.

Alunos do Curso Agnes Moço em aula
Foto: Reprodução/Internet
Existe uma idade específica para começar as aulas?

Sim. Aqui no Curso, divido as idades assim:
  • Bebês de 2 meses a 6 meses de idade - Shantala
  • A partir dos 6 meses de idade - Musicalização
  • A partir dos 8 meses de idade até os 7 anos - Musicalização em francês
  • Aulas de Teoria Musical
  • Aulas particulares de Canto

Qual é o tempo de duração das aulas?
  • Para bebês: 30 minutos
  • Para pequenos a partir dos 2 anos: De 45 minutos a uma hora
  • Para crianças a partir dos oito anos: uma hora e meia 

Você também trabalha com crianças especiais? Se sim, existe diferença e quais?

Algumas, pois não sou conhecedora profunda das necessidades especiais que diferenciam as pessoas. Costumo dizer que elas tem eficiências em coisas que eu não tenho.
Digo que se eu fosse chamada para dar aulas de matemática, os pais teriam um problema, pois as crianças não aprenderiam bem comigo. A matemática não é uma habilidade minha, portanto não me julgo apta, ignoro muitos assuntos na matéria. Penso que assim acontece em relação às necessidades especiais, mas tenho certeza de que a música é um veículo possível para a estimulação de todas as pessoas.
No momento, tenho atendido crianças com Síndrome de Asperger, já atendi com Síndrome de Down, crianças com deficit de atenção, com dificuldades no aprendizado.

Talvez, espero um dia lidar com a música a ponto de favorecer a todos com consciência, a mesma que tenho usado para educar meus pequenos que frequentam hoje o Curso de Musicalização Agnes Moço. Os pais nos procuram por acharem a música fundamental para formação do caráter de seus filhos.

Os recursos que desenvolvemos, para as aulas de música, se prestam a preparar as crianças para a vida e para seguir a arte, se for este o seu desejo.


Agnes Moço é atriz, cantora, preparadora vocal de grupos teatrais, de musicais e de minisséries para TV.

Curso de Musicalização Agnes Moço
Tel.:(21) 2711-4131 / 9994-5231

Nenhum comentário:

Postar um comentário