terça-feira, 12 de junho de 2012

Uma dupla de sucesso


Foi o amor pela música que uniu, há mais de 15 anos, a dupla Glorinha e Renato.  Juntos, eles criam e produzem o seu próprio trabalho, que consiste em divertir e estimular as crianças, jovens e adultos a conhecer e adotar valores melhores em relação a vida, através da música. Cada nota produzida por eles é dedicada a sensibilidade, a conscientização ambiental, às brincadeiras e à intimidade. Na Très Jolie, eles já encantaram o público em diversas apresentações. Conheça um pouco da história dessa dupla:

Renato e Glorinha 
Foto: Divulgação

Très Jolie - Porque você faz música para criança?

Glorinha - Eu componho desde a adolescência e sempre fiz músicas desvinculadas de faixa etária. Contudo, o universo infantil é muito rico e interessante e como sou uma artista inquieta e curiosa, gosto de me aventurar por vários caminhos e plateias.  Quando cursei  minha primeira universidade, dava assessoria musical para uma escola próxima, no Rio. Ali começou a minha experiência com crianças e isso só enriqueceu as temáticas para novas canções através da vivência. Utilizar a arte para estimular os bons hábitos, boas atitudes sociais, ambientais e ainda divertir é muito bom! Mas, na verdade, nós compomos músicas para todas as faixas etárias. O Renato ainda desenvolve um trabalho instrumental/relaxante muito bom.

Très Jolie - De onde surgiu a ideia e o interesse em cantar as coisas bonitas, o meio ambiente e as fantasias para as crianças?

Glorinha 
Foto: Divulgação
Glorinha - Acredito que seja fruto de tudo que vivi até hoje. A minha infância foi repleta de bons exemplos dos meus pais! Na minha casa tinha muito desenho, música, dança e essas atitudes foram marcantes para mim e são até hoje. O positivismo presente sempre permite fluir a criatividade!

A convivência com arte de forma diversificada proporciona uma visão bem abrangente da beleza e do bem fazer arte. Além de tudo isso, a formação acadêmica em Psicologia e Ciências Sociais também tem forte comprometimento com isso por ter permitido que eu me aprofundasse na formação do ser humano e da sociedade ao longo do tempo e ver o que fizeram, como fizeram e as consequências que essas histórias provocaram. 

Très Jolie - Que elemento da sua infância você diria que está presente na sua opção profissional de educar através da arte?

Glorinha - A fantasia na cabeça! Brincar com a imaginação, mesmo em situações difíceis. E o respeito entre as pessoas da família. Hoje em dia vejo pais e crianças falando tantas coisas impróprias uns para os outros (palavrões, maus tratos e afins) e isso tudo afasta, é desnecessário, magoa e deixa marcas profundas por um looooongo tempo.

Très Jolie - Conte um pouco de sua história e do Renato. Como vocês se encontraram e decidiram realizar todas estas ações educativas com as crianças?

Glorinha - Nos conhecemos na Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, onde ele cursava Ciências Biológicas e eu Psicologia. Mas havia uma Oficina de Música lá! Namoramos, casamos, começamos a tocar juntos profissionalmente e, como tivemos boas experiências com crianças em algumas escolas, resolvemos experimentar composições para crianças também. Deu certo!

Très Jolie - Que mensagem você deixaria para os papais e para as crianças levarem para o futuro?

Glorinha - Aproveitem cada segundo de suas vidas juntos sempre buscando qualidade nesse contato. São nos momentos de maior simplicidade que conseguimos atingir altos graus de interação. Muitas vezes, precisamos de muito pouco para nos sentirmos unidos e felizes. Leiam juntos, inventem momentos inesperados de alegria para quebrar a rotina e se divertir juntos. Os pais precisam participar da educação dos filhos tanto quanto as mães. O reflexo dessa parceria familiar será fundamental para que seus filhos cresçam pessoas seguras, tranquilas e criativas.

http://www.glorinhaerenato.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário