terça-feira, 16 de julho de 2013

Intestino preso na gravidez

Hoje vamos falar com as futuras mamães. Apesar do estado de graça que todas ficamos durante a gravidez, às vezes ela traz alguns incômodos pouco conhecidos por muitas e um deles é a constipação (intestino preso). Estamos aqui para apontar as causas e minimizar o desconforto. A prisão de ventre ocorre basicamente por dois motivos: 1) conforme a barriguinha vai crescendo, o útero dilata e comprime o intestino e 2) o aumento do hormônio chamado progesterona deixa o intestino mais preguiçoso.
Trabalhar o organismo é muito importante, algumas mulheres evitam usar banheiros públicos para evacuar e isso causa uma inibição do intestino, prejudicando o relógio biológico. O ideal é que a evacuação seja diária (no máximo em dias alternados), menos que isso já é um alerta de que o corpo não está trabalhando corretamente. Caso a mulher já apresente constipação antes de engravidar, o quadro tende a piorar e ela pode acabar desenvolvendo hemorroida, que é a inflamação das veias ao redor do ânus ou reto.
É recomendável que a gestante adicione às suas refeições alimentos ricos em fibras, comendo pequenas porções de 3 em 3 horas e mastigando bem os alimentos. A hidratação também é imprescindível. O mínimo de água a ser ingerida por dia são 2 litros, podendo essa quantidade aumentar de acordo com a temperatura e prática de exercícios físicos. Em alguns casos, o obstetra pode receitar o uso de laxantes apropriados para grávidas.

O que é legal: consumir alimentos que contenham fibras como pão, arroz integral, barrinhas de cereal, verduras e legumes crus e cozidos, castanha-do-pará e caju, aveia, frutas com quantidade significativa de água (melancia, melão, abacaxi e ameixa), linhaça e gergelim e água de coco.

O que não é legal: alimentos muito condimentados, como pimenta e mostarda (estufam e fermentam), doces, queijos, molho branco, brócolis, berinjela, massas, repolho, maçã, banana e goiaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário