terça-feira, 2 de abril de 2013

Pequenos Chefs




Quem disse que cozinha não é lugar de criança com certeza não tem imaginação nenhuma. Seguindo certos cuidados, as crianças podem e devem participar de atividades na cozinha onde você pode ensinar muitas coisas como: organização, responsabilidade, higiene e até matemática. Outra vantagem em fazê-las participar é que, ao ajudar na confecção dos pratos, as crianças acabam provando os alimentos. Quem sabe não é o fim das caretas nas refeições? A dica é não fazer somente pratos doces e apostar nas saladas nutritivas é uma maneira de seu filho começar a gostar de pratos mais saudáveis, ampliando o paladar.



Ao cozinhar, as crianças aprendem mais sobre matemática, pois precisam medir, pesar e dividir ingredientes. Ler as receitas também é um aprendizado, já que praticam a leitura e descobrem frutas e vegetais novos. O que antes era um lugar proibido, vira um lugar de diversão e descobertas, onde os pequenos aprendem a trabalhar em equipe, mantêm a cozinha organizada e higienizam mãos e alimentos.


Importante lembrar que as tarefas têm que ser divididas de acordo com a idade das crianças. O fogão e os objetos cortantes são responsabili-dades dos adultos. As receitas mais simples que não precisam ir muito ao fogo são as ideais, assim como as receitas de biscoito (que eles podem se divertir criando formas para assar) e de liquidificador (onde podem medir os ingredientes). Pavês são interes-santes por exemplo, já que as crianças podem ajudar na montagem e irão adorar brincar de chefs!


Olha só que delícia essa receita de cookies de gotas de chocolate! Hummm

Nenhum comentário:

Postar um comentário