terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Brincadeira de criança - 4 a 8 anos


Como foi prometido semana passada, essa semana mostraremos algumas brincadeiras para crianças de 4 a 8 anos. Temos certeza que irão agradar e divertir muito!

Acima de 4 anos: O MESTRE MANDOU
- As crianças estão crescendo né? Está na hora de trabalhar a coordenação motora, a agilidade, a atenção e a linguagem corporal, além da concentração e imaginação.

Foto: Reprodução/Internet
Como brincar: Um dos participantes será o mestre e dará as ordens a todos os outros que deverão cumpri-las desde que antes da ordem o mestre fale: “O mestre mandou...”. As ordens que não começarem com essas palavras não deverão ser obedecidas.  Esse é um jogo que demanda bastante atenção, visto que será eliminado aquele que não cumprir as ordens ou cumpri-las sem as palavras de comando. A diversão se encontra na dificuldade das tarefas dadas pelo chefe, que pode pedir que tragam objetos de determinada cor ou que façam uma sequência de atividades de uma vez só, como: “O mestre mandou... girar mostrando a língua e segurando a ponta do nariz!”.

Acima de 5 anos: MORTO-VIVO
- Mais uma brincadeira que mexe com a coordenação motora da criançada, a atenção, concentração, agilidade e condicionamento físico.

Foto: Reprodução/Internet
Como brincar: Um dos participantes será o líder e dará instruções que devem ser obedecidas pelos outros jogadores. Quando o líder disser: “Morto!”, todos agacharão. Quando o líder disser: “Vivo!”, todos darão um salto e ficarão de pé. Quem não cumprir as ordens sairá da brincadeira, até sobrar um participante que será o vencedor e próximo líder. O grau de dificuldade varia conforme a velocidade dos comandos, lembrando que as sequências das ordens podem variar, por exemplo: “Vivo! Vivo! Vivo! Morto! Morto! Vivo!”. Isso exigirá muito mais atenção por parte dos participantes para não se confundirem.

Acima de 6 anos: QUE BICHO EU SOU?
- Vamos estimular a imaginação, linguagem, criatividade e movimento.

Foto: Reprodução/Internet
Como brincar: Em folhas de papel em branco, escreva nomes de animais. Cole, com fita adesiva, nas costas de cada um dos participantes uma das folhas. Circulando pelo ambiente, os jogadores deverão fazer perguntas aos outros que o ajudem a descobrir que bicho ele é, por exemplo: “eu tenho asas?”, “eu rastejo?”. Determine um tempo para que as crianças façam perguntas entre si, depois desse tempo, todos devem sentar em círculo e dizer que bicho acreditam ser. Para variar a brincadeira, pode-se inventar novas categorias, como personagens e profissões.

Acima de 7 anos: CABRA-CEGA
- Agora vamos trabalhar a agilidade, a atenção e a noção de espaço.

Foto: Reprodução/Internet
Como brincar: Com uma venda, um dos participantes se manterá com os olhos fechados (a cabra-cega) e tentará pegar os outros jogadores. O primeiro que for pego, tomará o lugar da cabra-cega. Variando as regras, a cabra-cega, além de alcançar os jogadores, deverá adivinhar pela audição quem foi pego. Nesta brincadeira é importante retirar do alcance das crianças qualquer objeto que possa oferecer riscos.

Um comentário: