terça-feira, 6 de novembro de 2012

Convivendo com animais desde cedinho



Se você ainda não recebeu um apelo emocionado do seu filho pedindo um bichinho de estimação, prepare-se: a hora vai chegar. Cachorros, gatos, passarinhos, peixes e muitos outros animais fazem parte do mundo infantil. Eles estão nas roupas, nos livros, nos papéis de parede, nos jogos e ainda são retratados como heróis em diversas histórias.

 A boa notícia é que a companhia de um bichinho só traz benefícios, a começar pelas lições de companheirismo. Estudos já mostraram que o convívio com animais aciona uma parte do cérebro que é ligada às emoções, o que desperta uma sensação de bem-estar. Isso explica porque muitos terapeutas utilizam os bichinhos em tratamentos com crianças.

Entretanto, a convivência deve ser saudável. É importante que os pequenos saibam respeitar necessidades e limites do animal, que é uma companhia para brincadeiras, não um brinquedo. Por isso, antes de decidir, é preciso considerar algumas condições:

- Todos na família devem concordar com a chegada do bichinho e se comprometer a tratá-lo bem;
- Muitas vezes o animal arranha ou morde por instinto de defesa. Então: nada de puxar o rabo, beliscar, bater ou exagerar nas brincadeiras;
- Se você escolher um cão informe-se sobre as raças para a faixa-etária de suas crianças e a estrutura de sua casa;
- Considere também a adoção. Há muitos vira-latas fofos e alegres esperando um lar. No geral, eles são dóceis e carinhosos;
- Não esqueça que os animais precisam de cuidados e de assistência médica. A visita ao veterinário deve fazer parte do cotidiano. É muito importante também manter as vacinas e a vermifugação em dia.
- Se houver convivência entre machos e fêmeas, eles devem ser esterilizados, pois a população de animais abandonados é imensa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário